Postagens populares

Postagens populares

Suástica, o simbolo do mal ? (Prt.01)


Suástica ou Cruz Gamada.
..




A menção dessa palavra para muita gente leiga no assunto remete a idéia de sua criação junto ao surgimento do NSDAP (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei) ou em português (Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores) o Nazismo, sim o Nazismo era um partido político, e não, a suástica também não foi criação única de Hitler durante seu contato com satanás como mostra os filmes hollywoodianos, voltando, sua origem é bem mais complexa do que se tem idéia, suástica é uma palavra vinda do Sânscrito (língua sânscrita, é uma língua da Índia com uso no Hinduísmo, Budismo e Jainismo, seu significado é amuleto da sorte ou algo que traga sorte. Pelo que se tem noticia ela começou a ser usada ainda lá no início, no Período Neolítico (Idade da Pedra, 8000 a.C) junto às primeiras manifestações religiosas do ser humano (um dos mais antigos símbolos religiosos do mundo).




É encontrada em varias culturas em tempos variados, Astecas, Hindus, Índios Hopi (nativos da America do norte), Celtas, Budistas, Persas, Gregos, Dinamarqueses, Escandinavos... (o interessante é que foram criadas sem que estas culturas tivessem contato umas com as outras, em minha opinião existe uma explicação muito simples: desenhar duas linhas retas perpendiculares sobrepostas no seu centro, com um braço em cada extremo, é básico. Então, tal como o círculo, por exemplo, é de se esperar encontrar-se este símbolo repetidamente, em diferentes lugares e em diferentes épocas ,devido à sua simplicidade.)




A suástica e utilizada constantemente na índia em diversas cerimônias civis e religiosas, muitos templos indianos, casamentos, festivais e celebrações são decorados com suásticas. O símbolo foi introduzido no Sudeste Asiático por reis hindus, e remanescentes desse período subsistem de forma integral no Hinduísmo balinês até os dias atuais, além de ser um símbolo bastante comum na Indonésia.


cerimônia na Índia (vários estandartes estampando suásticas.)

Nos Estados Unidos a suática foi muito utilizada antes do nazismo. Além da Sociedade Teosófica, fundada em Nova York, e das tribos nativas, como os Navajos, até a década de 30 a suástica era frequente no Sudoeste americano em suvenires, como mantas, medalhinhas e outras lembranças.
A 45ª Divisão de Infantaria do Exército norte-americano usava uma suástica amarela sobre fundo vermelho como símbolo da unidade até os anos 30, como referência ao Pássaro-trovão da mitologia (Thunderbird).

Insígnia do 45th Infantry.

Em 1925 a Coca-Cola fez um brinde que era um "relógio da sorte" com o formato da suástica, onde se lia o slogan: "Beba Coca-Cola, cinco centavos em garrafas" ("Drink Coca Cola five cents in bottles").





... abaixo;


Bandeira de Kuna Yala


Kuna Yala é uma comarca do Panamá com status de província. Possui uma área de 2.393,10 km2 e uma população de 32.446 habitantes.



Igreja de Rosazza - Itália
...



(observe o contorno do telhado, acima)







Templos e estatuas budistas

No Japão a suastica ou Manji como é dito la, é usada para representar templos e santuários em mapas.


...

(foi encontrada até mesmo no antigo sítio em que localizara a cidade de Tróia)

...



Uma suástica representando a Divindade de Deméter/Ceres, Deusa à Qual está ligado o ciclo da vida






Mulher e bolsa indiana



A suástica ficou com essa imagem pecaminosa apenas nas Américas e Europa já no Oriente especialmente na Ásia é um símbolo muito comum.










Casas bares e restaurantes na Coreia onde o avistamento de suásticas é algo muito rotineiro.





Vale lembra que a suástica nazista tem os braços voltados para a direita, sendo que um deles fica no topo. Várias suásticas são constituídas por três linhas e outras nem sequer têm braços, consistem em cruzes com linhas curvas. Portanto, os símbolos designados por suásticas são, muitas vezes, bastante distintos. A chamada suástica celta, por exemplo, dificilmente se assemelha a uma.
Na China, este símbolo representa a orientação quádrupla que segue os pontos cardeais, o infinito, a saúde, a felicidade e a perfeição cósmica.
Na Índia, é um dos símbolos mais sagrados místicos e tem exatamente o mesmo valor que o “sinal da salvação” tem para os cristãos. Para os hindus, é símbolo do poder fertilizante da natureza, da sua regeneração característica, e os seus quatro braços representam os diversos planos de existência (o mundo dos Deuses, o dos Homens, o dos animais e o Mundo Inferior). No Budismo, a cruz suástica é o selo sobre o coração de Buda e é um símbolo tão importante que ainda hoje é usado com frequência. Para os escandinavos, é designada de “o martelo de Thor” e era usada como protecção contra as forças maléficas por guerreiros ou heróis que lutavam até à morte por justiça, pelo seu próprio povo.
A mais conhecida suástica, que também pode ser chamada de Roda Solar, porque Simboliza o ano solar, com as suas quatro estações, representa a energia do cosmos em movimento, o que lhe confere dois sentidos distintos, consoante o lado para qual estão os braços: o horário, com os braços voltados para a direita (tal como o símbolo nazi), e o anti-horário, com os braços voltados para a esquerda. A suástica em sentido horário representa o movimento evolutivo do Universo, as forças da criação. A em sentido anti-horário remete para uma dinâmica involutiva, significa Entropia (as forças naturais que trabalham para o fim do Universo, para a destruição). Numa análise superficial, poderiam ser entendidas como a representação do Bem e do Mal, no entanto, considera-se que os dois lados da suástica têm o seu lado bom e o seu lado mau, tal como tudo na Natureza. Assim, os dois lados não se opõem, mas complementam-se, num equilíbrio dinâmico, sem tendências para a criação, nem para a destruição.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDB4MoQJVIN5t5skbdmQTP9Xwotos8YnjKnXjfwNAa-1cKdeatmw9YIuKSIng6ioqckNx_pbGdT8hI4WP4Vr7mHYM4Ey2OmGuFF2Rv7kP8k5LCbo7FuVcn7eiSTHLvT1Ux_e7ulhiYdcc/s1600-h/Su%C3%A1stica2.JPG


(Mais um post com intuito de desmistificar essa idéia de que , haaaa suástica é o mesmo que cruz pra baixo, suástica é o símbolo do diabo usado pelo homem na terra , ou coisas mais terríveis que o ser humano leigo no assunto é capaz de maquinar, estou pegando alguns documentários sobre o assunto em video, logo mais postarei a parte.02)


Claro que existe muito mais, recomendo os livros Raízes Ocultas do Nazismo de Nicholas Goodrick-Clarke , Hitler e as Religiões da Suástica de Jean Michel Angebert e claro Mein Kampf - Hitler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas