
Dicas práticas e eficientes para você fazer um boa divulgação
A
internet é hoje a nova geração do marketing reescrita de forma mais
abrangente. A publicidade nesse meio faz com que negócios se desenvolvam
e prosperem. Uns com estratégias focadas em internet, outros com um
braço na internet. Mas ambas as categorias se destinam a alavancar
negócios, gerar frutos positivos, aumentar faturamento etc.No entanto,
algumas estratégias podem ser aplicadas para melhorar o desempenho de
como sua empresa pode ser encontrada. Existem várias formas, cada uma
podendo ser aplicada com diferentes estratégias. Trata-se de um leque
quase infinito de possibilidades.
Essa
estratégia levou mais de cem blogueiros a publicarem artigos
descrevendo o produto, fazendo comentários em beneficio dele e
fornecendo um link para que os potenciais interessados pudessem
adquiri-los.
A
estratégia com blogueiros abrange outra possibilidade: muitos
blogueiros possuem seguidores no Twitter, o que aumenta exponencialmente
a publicidade.
Esse é só um modo de fazer publicidade na internet, há outros. Neste caso não se faz só anúncio, se faz marketing.
Posicionamento nos sites de busca
Outra estratégia, e essa é tão abrangente quanto a primeira, é trabalhar
o posicionamento do site nos sistemas de busca utilizando o serviço de
otimização de sites. Esse posicionamento é um dos que mais beneficiam a
imagem institucional da empresa, pois estando na primeira página do
Google, é como se o Google indicasse que aquela empresa ou organização, é
uma das líderes da categoria.
O
Google hoje não é mais sinônimo de sistema de busca, é sinônimo de
informação. O Google é, com certeza, o site mais importante da Internet
na atualidade. Há empresas e profissionais que sobrevivem exclusivamente
em função do Google. O Google não é só uma organização que possui
alguns milhares de funcionários, é uma organização que abre espaço para
outros tantos milhares de pessoas que descobriram nele uma forma de usar
sua estratégia como meio de sustento. Um exemplo disso são os
otimizadores de sites.
Links Patrocinados
Outro
exemplo são as pessoas que trabalham com gerenciamento de links
patrocinados, se bem que no meu entender, se o próprio Google fornece
todas as informações para que uma pessoa possa fazer seu anúncio,
não sei exatamente porque terceirizar essa tarefa, mas há muitas
pessoas que fazem esse trabalho. Prefiro acreditar que as pessoas
contratem esse serviço porque lhes falte tempo, não porque não saibam
usar um painel simples e interativo com todas as informações bem à sua
frente.
Os
links patrocinados são uma excelente opção para fazer publicidade. Não
se trata de fazer marketing, pois não trabalha a marca nem muito menos a
imagem institucional da empresa, mas trabalha o encontro do produto com
potenciais compradores.
Um exemplo de como fazer um bom anúncio em link patrocinado: imaginemos que você possua uma imobiliária
(isto é só para citar um exemplo). Nessa imobiliária você possui
dezenas de imóveis disponíveis para comercialização. Neste caso você
faria um anúncio em link patrocinado para a sua imobiliária ou um
anúncio individual para cada imóvel à venda? Pense bem, você não quer
vender a imobiliária, quer vender os imóveis, qual opção usaria? Pois é,
mas esse erro é comum.
Banner
Troca
de banner? Esqueça, isso é igual a velha propaganda passiva da TV, que
por sinal está perdendo espaço para a internet. Hoje já passamos mais
tempo em frente ao computador do que uma TV. Só as agências de
publicidade ainda não enxergaram isso e investem fortunas em anúncios do
tipo tiro de bazuca para acertar a maior quantidade possível de
pessoas, na expectativa de que uma porcentagem acabe comprando aquele
produto. Bom, publicitário não é exatamente um especialista em
marketing, por isso se formam em publicidade.
Os
publicitários ainda não perceberam que 82% das pessoas que veem um
anúncio na TV vão procurar por informações sobre aquele produto na
internet. Só que destinam pouco mais de 4% da verba publicitária para a
Internet. Contra-senso? Sim, com certeza! E considerando que o
crescimento da internet é cada vez maior e a TV vem perdendo espaço a
cada dia, fica difícil entender essa lógica.
Tudo
bem, a TV continua sendo uma mídia de massa, mas a internet possui um
publico mais focado e é possível a segmentação de nicho, e dirigir a
verba publicitária com mais acuidade. R$ 300.000,00 por trinta segundos
num comercial em horário nobre? Já pensou o que daria para fazer com
essa verba na internet? Deixo essa pergunta apenas para se pensar…
Felizmente
muitos profissionais de publicidade estão enxergando a internet de
forma mais abrangente e a tendência, com o tempo, é que se destine uma
fatia maior da verba publicitária a este meio. Algumas agências,
inclusive, estão migrando para a internet, já que conseguiram visualizar
todo o potencial que ela traduz.
Hotsites e Blogs
Hotsites
específicos são uma estratégia para a divulgação de um produto
específico. Essa estratégia deve estar ligada ao serviço de otimização,
cuja ênfase se dá no posicionamento desses hotsites nos sistemas de
busca. Hotsites também podem ser Blogs voltados para um nicho
específico. Esses Blogs devem possuir uma característica informativa,
porém, não deixar de mencionar a marca ou o produto que se deseja
comercializar. Claro, as empresas estão na internet para fazer negócios!
Os
Hotsites podem ser uma extensão do site da empresa e ainda possibilitam
que ela, a empresa, possa ser encontrada de forma mais específica, pois
segmenta seu público-alvo e promove um produto ou serviço em especial.
No
caso de um Blog, que não precisa necessariamente estar fora do domínio
principal, ou seja, que não precise ter um endereço só para ele, também é
possível a interatividade com seu potencial público-alvo, promovendo
até mesmo o desenvolvimento do produto através de sugestões dos próprios
consumidores, aumentando significamente a abrangência da publicidade
através da interação.
Publicidade baseada em e-mail
Uma
estratégia que está absolutamente fora de cogitação é o envio de e-mail
não solicitado. Essa estratégia destrói qualquer experiência de
marketing e prejudica a imagem da empresa, ou marca, de forma
irreversível.
Uma
estratégia baseada em e-mail não solicitado é o mesmo que pedir para
que a pessoa ignore a empresa, delete o e-mail e lembrar para sempre que
aquela empresa não é séria. Uma pessoa séria não envia e-mail não
solicitado, da mesma forma que uma empresa séria não enviaria.
Anúncios em sites grátis
Anúncios
em sites gratuitos, tipo OLX e assemelhados, são bons para a divulgação
de produtos. Pode-se e deve-se usá-los para divulgar anúncios de
produtos e serviços e são gratuitos. Uma coisa que a internet possui e
muito, é a gratuidade. Alguns sites são fontes maravilhosas de anúncios
grátis e, entre outras coisas, possuem a característica de fornecer
informações pertinentes de coisas que se busca de forma prática e
rápida.
Para
empresas cuja verba não é tão alta, essa opção é a que traz excelentes
resultados. Pequenas empresas descobriram isso há muito, e usam o tempo
todo. Para descobrir esses sites, basta digitar no Google: anúncios
grátis, anúncios gratuitos ou anunciar grátis.
1-Divulgue o site ou Blog do seu negócio em sites de marketing viral como:
http://www.megalista.info/?id=958
http://www.ideia-virus.com/?id=8876
O cadastro e a divulgação do seu Negócio é grátis. Quanto mais pessoas cadastram através do seu link , mais o seu Negócio será exposto dentro do site.
2- Escreva artigos interessantes nos seguintes sites de artigos:
http://www.webartigos.com/
http://www.artigosgratis.com/
http://www.artigonal.com/
Assim você expoem o seu trabalho , suas idéias e o seu Negócio, e no final do artigo pode colocar um link direcionando para o seu Site ou Blog. E sem contar que o seu artigo pode parar nas primeiras páginas do Google.
3- Faça um cadastro no Dihitt que é uma comunidade de notícias que esta crescendo muito dentro da Internet , lá você poderá montar o seu perfil , expor seu Negócio seu Site, ter amigos , seguidores , etc
http://www.dihitt.com.br/
4- Publique artigos em classificados grátis continuamente.
5- Uma das melhores formas de divulgar o se Negócio é fazer vídeos marketing , falando das vantagens da sua oportunidade e coloca-los no Youtube.
6- Procure sempre fazer comentários inteligentes e interessantes em blogs ou sites relacionados aos seus. Isso direcionará pessoas dos outros blogs para os seus.
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